CONTADOR DE ACESSOS I-PEDAL

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Londrinenses acertam detalhes para Ironman Brasil

Dezesseis atletas treinam há quase um ano para disputar a prova de triathlon mais difícil do mundo

Fotos: Ricardo Chicarelli
Pensando na prova, triatletas praticamente abdicaram da vida social
Luiz (esquerda) e Manuel não escondem que há uma rivalidade entre ambos
Há quase um ano eles não têm vida social. Além da família, as únicas pessoas com quem se relacionam são justamente os colegas de treinos, os mesmos que estarão lado a lado no momento da largada de uma das provas de triathlon mais difícil do mundo, o Ironman. Os dezesseis triatletas londrinenses embarcam na próxima semana para Florianópolis com o objetivo de concluírem a versão brasileira da prova. Realizada em Jurerê Internacional, este ano a disputa acontece no dia 29 de maio e contará com a participação de 2 mil atletas de 34 países. 

Ao todo, os triatletas precisam completar 3,8 quilômetros de natação, 180 quilômetros de ciclismo e outros 42 quilômetros de corrida. Cada um tem até 2h30 para completar a natação, 10h40 para concluir as pedaladas e até 17 horas para cruzar a linha de chegada após a corrida. 

O treinador da equipe de Londrina, Diego Duarte, da Duarte Triathlon Team & Academia Gustavo Borges, já considera o grupo uma família. Segundo ele, essa é a terceira maior equipe de triathlon do Brasil, perdendo somente para grupos de Salvador e Florianópolis. ''Treinar para um Ironman é justamente isso, essa disciplina com os treinos e o desafio em conseguir conciliar rotinas de atividades da vida pessoal de cada um'', comenta. 

O empresário Moacir Yoshida, 45 anos, é o pioneiro entre os londrinenses. Esta será a sexta edição da prova que ele disputa e garante que continuará participando até seu corpo aguentar e sua saúde permitir. ''Não penso em parar, devo continuar disputando o Ironman enquanto conseguir'', diz. 

Na equipe, três mulheres se destacam pela coragem e determinação. A professora de educação física, Regiane Zaparoli, 28, a personal trainer Amanda Duarte, 24, e a empresária Maria Carolina Abrão, 23, se dividem entre o convívio familiar e trabalho para darem conta dos treinos. Há dias que chegam a pedalar e correr longas distâncias no mesmo dia. Todas elas já completaram uma maratona - prova de corrida de 42 quilômetros - mas será a primeira vez que encaram o desafiador Ironman. 

''A gente acaba vivendo o Iron todo dia, porque temos casa, compromissos, no meu caso eu tenho um filho, e precisamos administrar tudo junto aos horários de treinos. É difícil, mas não é impossível'', comenta Regiane. Já Maria Carolina lembra que um dos desafios tem sido conciliar o tempo que passa treinando com trabalho e namoro. ''Até o dia da prova do Iron meu namorado está em paz comigo, quero ver depois como vai ser'', brinca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário