CONTADOR DE ACESSOS I-PEDAL

domingo, 15 de maio de 2011

''Eh Nois'' no Big Biker Cup

Maratona de mountain bike

Grupo de ciclistas de Londrina participa hoje de competição desafiadora no interior de São Paulo
Gina Mardones
Equipe é formada por profissionais das mais diversas áreas
Formado por amigos que têm em comum a paixão por pedalar, o grupo de ciclistas londrinenses ''Eh Nois'' participa hoje da 2 etapa do Big Biker Cup, realizada em São Luiz do Paraitinga, região serrana do estado de São Paulo. A competição reúne atletas profissionais e amadores de diversas regiões do Brasil, que percorrem trilhas com os mais diversos tipos de relevo. Uma verdadeira maratona do estilo mountain bike. 

Dos mais de mil inscritos, a equipe londrinense é a única representante do Paraná. Apesar de contar com mais de 20 integrantes, apenas seis poderão participar desta vez. Divididos em três duplas, eles vão trilhar o percurso mais longo da prova, com 84,5 km, no qual participam também os atletas profissionais. ''A maior dificuldade é saber dosar e administrar a energia. Não pode gastar tudo já no início, mas também não dá para ficar se guardando demais'', afirma Fábio Carvalho, um dos integrantes do ''Eh Nois''. 

Essa já é a segunda vez que o grupo participa do Big Biker. Em 2009, Marcos Yorinori e César Cobra conquistaram a 7 colocação na categoria Pro Team B (para atletas amadores), com um tempo de 5 horas e 27 minutos. A intenção de Marcos é melhorar esse tempo. ''Esse ano estamos mais preparados, queremos diminuir pelo menos uns 30 minutos''. 

O treinamento para a prova, geralmente, é feita à noite. O Lago Igapó 2 é ponto de encontro, mas logo os ciclistas saem do asfalto e seguem para estradas rurais da região de Londrina, em busca de trilhas cheias de desafios e adrenalina. ''Quanto pior for a subida melhor'', conta Carvalho. 

Os cuidados com o condicionamento físico e alimentação também fazem parte da preparação. ''Claro que não é igual a um atleta profissional, mas tem que se preparar. A gente procura manter uma alimentação balanceada e com suplementos. Já às vésperas da competição paramos com os treinos, para descansar e evitar lesões'', explica César Cobra.

Diversão 

Mas conquistar uma boa posição na maratona não é o único objetivo do grupo. Para os amigos que fazem parte do ''Eh Nois'', a diversão e o lazer vêm em primeiro lugar. ''A competição serve muito como incentivo, algo para a gente se desafiar. É um motivo a mais para continuar pedalando, mas o principal mesmo é reunir os amigos e se divertir'', declara Luiz Fernando Zocco. ''Nas próprias competições a gente se diverte muito também. É uma boa oportunidade de conhecer novos lugares e fazer amizades'', diz Marcos Yorinori. 

O ciclista lembra-se de uma prova que participou com o colega César, em Maringá. Os dois foram os últimos a chegar, mas nem por isso deixaram de comemorar. ''Era uma prova de aproximadamente 50 km. Quando cruzamos a linha de chegada quase todo mundo já tinha ido embora, estavam encerrando o evento. Mas só o fato de terminar o percurso foi muito gratificante''. 

Entre os integrantes, alguns já se conhecem e pedalam juntos há muito tempo. Mas foi cinco anos atrás, ao se inscrever em uma competição, que os amigos se organizaram para criar o grupo. ''Eh Nois era algo que a gente falava toda vez que combinava de pedalar e o nome acabou pegando'', conta Fábio Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário