CONTADOR DE ACESSOS I-PEDAL

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Cicloturismo rumo à praia no final de semana em São Paulo

Salve galera,!!!
Olha a dica ai pra quem é de Sampa ou esta a fim de ir pra la....

2ª edição do passeio ciclístico na Rota Márcia Prado mistura homenagem, esporte e contato com a natureza


Por Aluysio Ferreira
Está marcada para o dia 18 de dezembro o segundo passeio cicloturístico na Rota Márcia Prado. Organizado pelo Instituto CicloBr, o pedal é uma maneira de reivindicar que as autoridades reconheçam a via, além de ser uma maneira de homenagear a ativista que faleceu após um atropelamento na avenida paulista em janeiro de 2009.
A primeira edição do passeio aconteceu no dia 19 de dezembro do ano passado. Na ocasião, cerca de 900 ciclistas pedalaram pelos 77 quilômetros da Rota Márcia Prado. O trajeto foi sinalizado durante a última cicloviagem de Márcia, 3 dias antes de seu falecimento. As placas da rota foram especialmente reformuladas para a primeira edição do evento e agora carregam a silhueta de Márcia sobre sua bicicleta. A rota liga a cidade de São Paulo ao litoral Santista passando por São Bernardo, Cubatão e Parque Serra do Mar.
A pedalada em 2010 terá um saída alternativa. Além da estação da Companhia Paulista de Trens Urbanos (CPTU) de Grajaú, marco oficial do início da Rota Márcia Prado, os ciclistas terão também a opção de iniciar a pedalada na ciclovia da Marginal Pinheiros, junto à estação da CPTU de Vila Olímpia. Outra novidade foi a ampliação da parceria em relação ao transporte até os pontos de partida da pedalada. Em 2009, apenas a Linha Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) cedeu livre acesso aos ciclistas que desejaram participar do evento. Em 2010, as estações Villa Lobos, Cidade Universitária, Pinheiros e Vila Olímpia, gerenciadas pela CPTU, terão o embarque liberados para os ciclistas.
A saída para o percurso na Vila Olímpia está marcado para as 7 h. Às oito, o comboio deve se encontrar com os que optaram por partir da estação Grajaú para que, juntos, percorram a rota. Os horários foram escolhidos para que os ciclistas pedalem confortavelmente até o Parque Serra do Mar antes das 15 h, data limite para adentrem na região de preservação ambiental. A medida foi tomada para evitar que os esportistas pedalem à noite no local, diminuindo o risco de acidentes.
O roteiro não é indicado para iniciantes. Apesar de descer a Serra, existem subidas pelo caminho. Segundo os organizadores do evento, a trilha possui grau de dificuldade mediano e deve ser encarada por quem já possui o hábito de pedalar. O Instituto CicloBr recomenda um teste para o ciclista descobrir se está apto à concluir a rota. Caso o consiga pedalar 40 km em três horas é um sinal de que ele conseguirá concluir o trajeto.
A volta para casa é algo que também deve ser programado com antecedência. A melhor opção é tomar um ônibus na rodoviária santista e descer na estação Jabaguara, em São Paulo. Para aqueles que não são da capital paulista e querem percorrer a via, a dica da organização é estacionar o carro nas proximidades da estação Jabaguara e pedalar até a estação de Metrô da Vila Olimpia, início da ciclovia da Marginal Pinheiros.
Outras dicas da organização são:
  • nunca pedale com fome ou sede, leve mochila de hidratação, gels de hidratação, frutas secas e barras de cereais;
  • caso for dormir no litoral, leve um alforge para não pedalar com mochilas nas costas;
  • Faça uma revisão nos freios de sua bike, eles serão muito exigidos durante a descida da serra;
  • Use luvas apropriadas para evitar dores na mão e não se esqueça do capacete.
Márcia Prado
Márcia Regina de Andrade Prado era massagista e figura recorrente nas bicicletadas de São paulo. A ciclista participava ativamente das discussões para melhoria da mobilidade urbana por bicicleta e sempre cobrava as autoridades por melhorias. Márcia era foi uma das propositoras do Manifesto dos Invisíveis, no qual ciclistas clamam por respeito à vida. No dia 14 de janeiro de 2009, a ativista perdeu a vida ao ser atropelada por um ônibus enquanto pedalava na Av. Paulista, em São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário