Maratona de mountain bike
Grupo de ciclistas de Londrina participa hoje de competição desafiadora no interior de São Paulo
Equipe é formada por profissionais das mais diversas áreas
Formado por amigos que têm em comum a paixão por pedalar, o grupo de ciclistas londrinenses ''Eh Nois'' participa hoje da 2 etapa do Big Biker Cup, realizada em São Luiz do Paraitinga, região serrana do estado de São Paulo. A competição reúne atletas profissionais e amadores de diversas regiões do Brasil, que percorrem trilhas com os mais diversos tipos de relevo. Uma verdadeira maratona do estilo mountain bike.
Dos mais de mil inscritos, a equipe londrinense é a única representante do Paraná. Apesar de contar com mais de 20 integrantes, apenas seis poderão participar desta vez. Divididos em três duplas, eles vão trilhar o percurso mais longo da prova, com 84,5 km, no qual participam também os atletas profissionais. ''A maior dificuldade é saber dosar e administrar a energia. Não pode gastar tudo já no início, mas também não dá para ficar se guardando demais'', afirma Fábio Carvalho, um dos integrantes do ''Eh Nois''.
Essa já é a segunda vez que o grupo participa do Big Biker. Em 2009, Marcos Yorinori e César Cobra conquistaram a 7 colocação na categoria Pro Team B (para atletas amadores), com um tempo de 5 horas e 27 minutos. A intenção de Marcos é melhorar esse tempo. ''Esse ano estamos mais preparados, queremos diminuir pelo menos uns 30 minutos''.
O treinamento para a prova, geralmente, é feita à noite. O Lago Igapó 2 é ponto de encontro, mas logo os ciclistas saem do asfalto e seguem para estradas rurais da região de Londrina, em busca de trilhas cheias de desafios e adrenalina. ''Quanto pior for a subida melhor'', conta Carvalho.
Os cuidados com o condicionamento físico e alimentação também fazem parte da preparação. ''Claro que não é igual a um atleta profissional, mas tem que se preparar. A gente procura manter uma alimentação balanceada e com suplementos. Já às vésperas da competição paramos com os treinos, para descansar e evitar lesões'', explica César Cobra.
Diversão
Mas conquistar uma boa posição na maratona não é o único objetivo do grupo. Para os amigos que fazem parte do ''Eh Nois'', a diversão e o lazer vêm em primeiro lugar. ''A competição serve muito como incentivo, algo para a gente se desafiar. É um motivo a mais para continuar pedalando, mas o principal mesmo é reunir os amigos e se divertir'', declara Luiz Fernando Zocco. ''Nas próprias competições a gente se diverte muito também. É uma boa oportunidade de conhecer novos lugares e fazer amizades'', diz Marcos Yorinori.
O ciclista lembra-se de uma prova que participou com o colega César, em Maringá. Os dois foram os últimos a chegar, mas nem por isso deixaram de comemorar. ''Era uma prova de aproximadamente 50 km. Quando cruzamos a linha de chegada quase todo mundo já tinha ido embora, estavam encerrando o evento. Mas só o fato de terminar o percurso foi muito gratificante''.
Entre os integrantes, alguns já se conhecem e pedalam juntos há muito tempo. Mas foi cinco anos atrás, ao se inscrever em uma competição, que os amigos se organizaram para criar o grupo. ''Eh Nois era algo que a gente falava toda vez que combinava de pedalar e o nome acabou pegando'', conta Fábio Carvalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário