CONTADOR DE ACESSOS I-PEDAL

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

ECOMOTION


Começa o Ecomotion/Pro 2009

A maior corrida de aventura do país começou neste domingo, dia 22/10, na Estátua do Juquinha, no Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais. Os 124 atletas fizeram uma rosa dos ventos de mãos dadas antes de saírem em disparada para o trekking - um misto de caminhada e corrida. A euforia se misturou com a preocupação com os desafios que viriam a seguir.


"Acho que a prova vai ser muito dura com muita subida e descida. Aliás, já começamos subindo um morro", disse Maria Helena da equipe Brou Fitness.

"Conhecemos bem a Serra do Espinhaço. É uma cordilheira fantástica, repleta de belas paisagens. O terreno montanhoso e as serrações, comuns por aqui, vão trazer uma dificuldade extra à prova", disse Carlos Henrique de Souza, capitão da Canela de Ema, equipe de Diamantina, cidade-base do Ecomotion/Pro 2009.

Depois da largada, os participantes do Ecomotion/Pro 2009 percorreram 8km até atravessarem um rio. Alguns à nado, outros de bóia. A surpresa ficou por conta da equipe QuasarLontra que completou o trecho em apenas meia-hora, sendo a primeira a fazer a travessia. Cerca de dez minutos depois veio o Team Russia e em terceiro a Trek/M&G Kayaks, formada por uruguaios e argentinos. Até a primeira transição (mudança de modalidade), serão mais 21 km.

"Temos um time forte e esperamos fazer o que der pra fazer", disse Kontorina Alexandra, intergrante do Team Russia.

"Eu participei de todos os Ecomotions e a prova vai ser difícil como sempre. Acho que a equipe é forte em todas as modalidades e só temos medo do calor", Rubén Manduré, da Trek/M&G Kayaks.

"Essa primeira perna é muito bonita, talvez a parte mais legal da prova. Primeiro tem o Pico do Breu, o mais alto da região, e depois tem o Buraco da Égua, uma fenda maravilhosa por onde os competidores vão passar. Além disso, tem muita possibilidade de dar o "pulo do gato" na navegação e ganhar vantagem. Vai ser um começo de prova muito bom", analisou Said Aiach Neto, idealizador do Ecomotion em 2003 (Chapada Diamantina). Desde então foram seis edições: Costa de Dendê (2004), Serras Gaúchas (2005), Itatiaia-Paraty (2006), Búzios (2007) e Rota das Emoções (2008).

Depois de percorrerem os 29km de trekking, os competidores vão pedalar por mais 17km até chegarem ao ponto de transição para a canoagem, onde vão percorrer 60km. As primeiras equipes só devem sair da água na manhã desta segunda-feira.

"É uma área montanhosa e, por isso, o desgaste físico é grande. Eles terão muitas rochas expostas, pouca vegetação, arbustos pequenos... Além de sol forte durante a maior parte da prova. Passarão por lugares inóspitos e inusitados. Vai ser uma das provas mais difíceis de todos os tempos", disse Tiago Valois, diretor técnico do Ecomotion/Pro.

A Serra do Espinhaço é considerada a única cordilheira do Brasil, com picos e vales que pontuam quase 1.000 km de extensão. Declarada Reserva da Biosfera Brasileira pela UNESCO em 2005, a Serra do Espinhaço abriga mais da metade dos animais e plantas ameaçados de extinção em Minas Gerais, especialmente na Serra do Cipó, onde está o maior número de espécies endêmicas da flora brasileira.

O Ecomotion/Pro 2009 é uma prova classificatória para o ARWC 2010. O AR World Series é um circuito internacional com as melhores corridas de aventura do mundo criando um calendário de 12 meses com os eventos mais profissionais do planeta. As duas equipes melhor classificadas no evento recebem, automaticamente, o direito de participar do ARWC.



Sobre a corrida de aventura.

Modalidade multiesportiva, que inclui no mínimo três esportes diferentes. Em 2008, o Ecomotion terá mountain bike, trekking, canoagem, técnicas verticais, além de orientação com mapa e bússola. Os quartetos devem ser mistos, com pelo menos uma mulher. As primeiras provas do esporte aconteceram na Nova Zelândia na década de 80. De lá para cá, o crescimento foi grande e hoje existem praticantes e provas em todos os cantos do mundo. No Brasil, a primeira prova realizada foi o EMA 98.

As equipes devem passar por pontos pré-determinados do mapa, praticando a modalidade pré-definida, pelo caminho que escolherem. Não é permitido o uso de aparelhos de GPS nem telefones celulares durante a prova. Os atletas devem chegar juntos aos postos de controle (PCs) e devem se movimentar respeitando a distância mínima de 100m entre os integrantes da equipe. O esporte exige muito preparo físico e psicológico, além de grande senso de grupo e de agilidade na tomada de decisões, já que na hora/local onde a equipe irá dormir, o fato de esperar a melhor maré e o melhor vento, a decisão de escalar ou contornar uma montanha, entre outros, dependem da estratégia dos quartetos.

Por questão de segurança, cada equipe é obrigada a carregar equipamentos como apitos, espelho, facas, rádio lacrado, kit de primeiros socorros, etc. A falta de algum desses itens pode acarretar a penalização da equipe.

Distâncias - 470km, sendo:

Trekking: 169km (36%) divididos em seis trechos de 29km, 60km, 18km, 38km, 5km e 19km.
Mountain Bike: 211km (44,9%) divididos em seus trechos de 17km, 62km, 55km, 48km, 14km e 15km.
Canoagem: 90km (19,1%) divididos em dois trechos de 60km e 30km.
Rapel: 70m

Programação (cidade base, Diamantina)
Corrida: 22 a 27/11
Chegada da primeira equipe: 26/11, pela manhã(previsão)
Encerramento: 28/11, 12h, fechamento da prova, e 21h30, cerimônia de premiação

Nenhum comentário:

Postar um comentário