CONTADOR DE ACESSOS I-PEDAL

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

1º FÓRUM MUNDIAL DA BICICLETA

1º Fórum Mundial da Bicicleta – Vai começar amanhã em Porto Alegre.

Evento, que acontece de 23 a 26 de fevereiro na Usina do Gasômetro, terá palestras, debates e oficinas sobre mobilidade urbana, turismo, economia, esporte, meio-ambiente, entre outros temas.

Um fórum para discutir o futuro das cidades e o papel da bicicleta nos âmbitos social, econômico, ambiental, esportivo e cultural está marcado para acontecer em Porto Alegre de 23 a 26 de fevereiro. O 1º Fórum Mundial da Bicicleta terá a presença do ativista norte-americano Chris Carlsson, que em 1992 convidou amigos para pedalar em São Francisco, no passeio que marcaria o início da Massa Crítica no mundo. Carlsson participa, junto com o diretor geral da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade), Thiago Benicchio, do painel sobre o “cicloativismo como agente de mudança para cidades mais humanas”. A iniciativa partiu da reunião de moradores de Porto Alegre que utilizam a bicicleta para a prática do esporte, transporte urbano, lazer, bem como empresários do setor de comércio e serviços. O evento terá toda a programação de painéis e oficinas realizada na Usina do Gasômetro, no Centro Histórico de Porto Alegre.
A programação provisória do evento, disponível no site http://forummundialdabici.com/agenda, traz ainda outros quatro painéis, sobre o papel da bicicleta na mobilidade urbana, a bicicleta como agente de incremento econômico, a bicicleta na promoção do turismo, e ciclismo de competição. Entre outros palestrantes já confirmados, estão o bicampeão mundial de ciclismo paraolímpico, Soelito Gohr, e o empresário e cicloativista catarinense Eldon Jung.
Cidades mais humanas
A data para o Fórum Mundial da Bicicleta foi escolhida em virtude do aniversário de um ano do atropelamento intencional que ocorreu contra os participantes da Massa Crítica de Porto Alegre, em 25 de fevereiro de 2011, que gerou manifestações de solidariedade em diversas cidades do mundo e vem fomentado a discussão sobre a violência no trânsito. Em 25/02, sábado, está programado um ato por cidades mais humanas na Rua José do Patrocínio, na Cidade Baixa, mesmo local em que ocorreu o atropelamento.
Eventos paralelos
Com inscrições abertas para oficinas autogestionadas, o Fórum também trará temas como Cycle Chic, ciclismo veicular, transporte de cargas por bicicleta, mecânica básica de bicicletas, comunicação não-violenta, cicloturismo, a bicicleta em projetos sociais, alimentação para o atleta de ciclismo, ciberativismo, a bicicleta no ponto de vista jurídico, entre outros, somando até agora mais de 20 oficinas inscritas.
Passeios especiais também estão previstos nos dias do fórum: um bike city tour na quinta-feira, 23/02, passando pelos principais pontos turísticos de Porto Alegre, e um passeio dominical reunindo os conhecedores das bicicletas reclinadas e demais ciclistas. E em 24/02, o Fórum se junta à Massa Crítica, na bicicletada tradicional da última sexta-feira do mês, com concentração a partir das 18h15 no Largo Zumbi dos Palmares.

Informações gerais:
facebook: Fórum Mundial da Bicicleta

Informações para a imprensa:

Livia Araujo - (51) 9994-9263
Marcelo Guidoux Kalil - (51) 9234-0344

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

PARTICIPAR EM COMPETIÇÕES AUMENTA A MOTIVAÇÃO PARA TREINAR



Participar em competições aumenta a motivação para treinar

Márcio May e Gean Hoffmann na Brasil Ride 2011
Márcio May e Gean Hoffmann na Brasil Ride 2011
Fazer exercício, pedalar, correr, nadar, seja lá o que for, fica muito mais fácil quando temos algum objetivo, algum foco. A maior dificuldade das pessoas quando inicia uma prática esportiva é manter a regularidade. É muito fácil trocar o pedal da terça-feira por qualquer outro motivo como ir ao super mercado ou mesmo ficar vendo televisão.
Competi profissionalmente durante 20 anos e sempre estive focado nos treinos, pois acima de tudo era minha profissão e dependia de bons resultados nas provas. Treinava 6 dias por semana em torno de 700 até 900 km semanais. No começo de 2008 deixei as competições e fiquei focado em outro trabalho, passando a pedalar somente quando dava vontade ou tinha tempo. Porém ao pedalar “quando tenho tempo” podem passar algumas semanas, não mantendo nenhuma regularidade. Acabei perdendo bastante a forma e quanto mais fora de forma você está, mais arruma motivos para não treinar.
Este ano percebi o quanto é importante participarmos de competições para mantermos a motivação em treinar. Fui convidado pelo Mário Roma para participar da Brasil Ride uma prova de 600 km em 7 dias de mountain bike e a partir do momento que aceitei, comecei a me organizar e arrumar tempo para treinar regularmente pelo menos umas 3 a 4 vezes por semana em torno de uma hora e meia. Não eram mais treinos como eu fazia antes, nem o objetivo era um grande resultado, mas precisava treinar para conseguir terminar sem muito sofrimento e foi com esta motivação que consegui me organizar. Muitas vezes saí para treinar mesmo com chuva, algo que só fiz, pois já estava inscrito na prova e não tinha como desistir.
Para quem nunca competiu
Na primeira vez você vai mais para ver como é. Na segunda, estipula uma meta de desempenho… e a cumpre. Na terceira vez você quer mais, e decide que vai dar tudo de si para conseguir um resultado admirável (para você mesmo e para seus familiares). Aos poucos, você se torna um competidor voraz, arrojado, com metas cheias de dificuldade… e quando você vê, já está levando essas características para outras áreas sua vida.
O fato de estar comprometido com alguma competição com data marcada fica mais fácil motivar-se para treinar, independente do objetivo e você acaba tendo o apoio dos amigos e da família que ficarão incentivando e elogiando a sua evolução.
Portanto, quando puder participar de competições, faça a sua inscrição o quanto antes possível e faça bons treinos.
Texto publicado na coluna Ciclismo a Fundo da Revista Bike Action

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

CRUZEIRO NO NORTE (SERRA MORENA)


Terça feira, pedal para serra morena passando por:Ibiporã, mata burro, Jataizinho, Frete Moti, estrada para Rancho Alegre, PR- 442, Sessão São Paulo, SERRA MORENA (40km), Alto alegre (pedra do Bode), pedágio BR 369 (59 km), jaqueira, estrada da apae, Ibiporã.
Saída de Ibiporã às 7h:00min da praça central no chafariz.
Levar hidratação e alimentos rápidos (Carbo gel, barra de cereal ou de proteína).
Capacete e luvas são indispensáveis.
Distancia de +/- 72 km e de dificuldade média/ alta, mas a volta é bem tranquila pois voltaremos pelo asfalto.

A idéia é fazer o percurso na moral, realizando algumas paradas para um leve descanso e reagrupamento do pessoal.
I-PEDAL