CONTADOR DE ACESSOS I-PEDAL

quarta-feira, 29 de junho de 2011

CIRCUITO PRO ADVENTURE 2011 - LONDRINA

CIRCUITO PRO ADVENTURE 2ª ETAPA - MAUÁ DA SERRA - MAPA DA LARGADA


Saiba como a alimentação pode ajudar a evitar os prejuízos do frio em provas de aventura

Como o frio vem assustando a galera da aventura antes da prova de Mauá da Serra, 2ª etapa do Circuito Pro Adventure e 4ª Sul Brasileiro de C.A., no site do adventuremag encontrei este artigo que é bem interessante e pode ajudar muito para quem vai fazer sua estratégia para a prova e também prevenir algumas surpresas causadas pelo frio excessivo e consequente perda de calor do corpo durante a prova.



Alimentação no combate ao frio

Patrícia Rebelo - Nutricionista- Atualização em nutrição esportiva pela Escola Paulista de Medicina
- Especialização em adolescência para equipe multidisciplinar – Escola Paulista de Medicina

Contato: patirebelo@ig.com.br
(11) 9208-0472 - 3885-8069
Saiba como a alimentação pode ajudar a evitar os prejuízos do frio em provas de aventura
TermoregulaçãoTodos os processos que o ocorrem no nosso organismo necessitam de uma temperatura adequada, podendo ocorrer mais rapidamente ou de forma mais lenta, dependendo da temperatura que o organismo se encontra. Dentre esse processos estão o fornecimento de energia para o músculo, ações musculares, reações químicas e físicas, ação de enzimas para a digestão de nutrientes.
A regulação da temperatura torna-se fundamental, pois caso a temperatura interna baixe muito, as reações ficam lentas podendo até parar totalmente a função corporal. Por outro lado temperaturas muito altas podem desnaturar as proteínas comprometendo a integridade do organismo.
No inverno aumentamos o gasto de energia para manter a temperatura adequada do corpo, por isso precisamos ingerir mais alimentos. O nosso corpo produz calor através do metabolismo dos carboidratos, gordura e proteínas, mas a perda de calor varia para cada tipo de individuo. As pessoas magras e menores gastam mais energia para manter a temperatura, pois perdem mais fácil o calor para o meio externo.
Corridas de aventuraJá durante o exercício a necessidade de energia para manter o corpo é maior, então parte dos nutrientes vão para o exercício e a outra para manter a temperatura ideal.
Porém durante o exercício, a contração muscular também colabora para aumentar a temperatura, pois gera calor através da queima de nutrientes.
Em corridas de aventura, quando o clima está muito frio, é comum nos depararmos com situações de perigo, como a hipotermia, onde se perde mais calor do que se produz. Os tremores de frio esgotam rapidamente os estoques de glicogênio muscular, deixando o atleta ainda mais debilitado.
Quando um atleta chega a um estado de hipotermia o primeiro sinal são os tremores, mas se a exposição ao frio permanecer, os tremores começam a diminuir, e surgem alterações mentais e diminuição da performance motora.
NutriçãoOs carboidratos são os alimentos que possuem uma digestão mais fácil, produzindo energia com mais rapidez e conseqüentemente mais calor. Já as gorduras fornecem maior quantidade de energia e calor, mas demoram para digerir. Os alimentos quentes fornecem calor por condução, de forma imediata.
Como prevenir que o frio acabe com suas reservas de energia durante uma prova????
O exercício de longa duração já é responsável pela depleção dos estoques de energia corporal. Em esportes de aventura, onde o atleta enfrenta grandes variações de temperatura, esse gasto torna-se ainda maior.
Nos dias mais frios, a regra de se alimentar a cada hora nas provas colabora com a tentativa de manter a temperatura corporal, e como já foi dito, os carboidratos de rápida absorção serão os mais requisitados, como: frutas secas e açucaradas, barras de cereais, géis, lanches, biscoitos e bebidas esportivas.
As gorduras também podem colaborar: castanhas e amendoins, chocolates, queijos tipo polengues (mais práticos e menos perecíveis), azeitonas.
Alimentos com proteínas também ajudam a manter a temperatura alta por mais tempo: lanches com pão mais queijo, peru ou atum ou barras de proteínas.
Quando chega a noite a temperatura sempre tende a cair e o corpo, que estava quente, sente com isso, principalmente quando a modalidade poderá incluir travessias na água, natação ou remo.
Nessas situações alimentos quentes ajudam a manter a temperatura com mais facilidade, evitando assim uma possível hipotermia. O atleta pode levar uma garrafa térmica que mantenha temperatura do alimento ou se estiver em áreas de transições, receber ajuda dos apoios. Exemplos de alimentos: sopas e outros líquidos quentes além dos pratos quentes que podem ser elaborados pela equipe de apoio.
Conhecer os sinais do corpo e saber agir preventivamente é fundamental para um bom atleta.
Faça sempre uma estratégia nutricional para cada prova, com isso você diminui possíveis risco para a saúde!!!


original

terça-feira, 14 de junho de 2011

CIRCUITO PRO ADVENTURE 2ª ETAPA - MAUÁ DA SERRA





OLÁ AMIGOS DA AVENTURA!

ESTAMOS NA RETA FINAL DAS INSCRIÇÕES DA SEGUNDA ETAPA DO CIRCUITO PRO ADVENTURE 2011
ETAPA MAUÁ DA SERRA - PR ( SERRA DO CADEADO ).

- O GRANDE DESAFIO SERÁ NA CATEGORIA PRO ADVENTURE COM UM PERCURSO DE 91KM. 

LARGADA AS 00HS00 DO DIA 02/07, ONDE OS ATLETAS SE DESLOCARÃO DE MTB SERRA A DENTRO POR ALGUMAS HORAS!
ENFRENTANDO O FRIO, A NEBLINA, E A ESCURIDÃO!
QUERO VER QUE É BOM DE ORIENTAÇÃO NOTURNA?
OS REFERENCIAIS FICAM MAIS DIFÍCEIS DE SE OBSERVAR, E A ATENÇÃO TEM QUE SER REDOBRADA, VAI SER INCRÍVEL!
DEPOIS UMA PERNA DE TREKKING AINDA DE MADRUGADA ATÉ OS BARCOS E UMA DESCIDA DE RIO JÁ NO AMANHECER DO DIA 03/07 POR LUGARES INCRÍVEIS E SELVAGENS.
EM SEGUIDA OUTRA PERNA DE TREKKING ATÉ AS BIKES E UM REGRESSO DE MTB ATÉ A BASE NOVAMENTE AS PRIMEIRAS EQUIPES DEVEM CHEGAR APÓS AS 12HS00 DO DIA 03/07.  

ATENÇÃO: 
* AS EQUIPES DA PRO ADVENTURE DEVERÃO FAZER SUA LOGÍSTICA E ESTRATÉGIA DA PROVA LOGO APÓS A ENTREGA DO MAPA E DO BRIFFING, DEVENDO ENTREGAR A CAIXA DE APOIO DA EQUIPE E OS DUCKS ATÉ AS 21HS00 PARA A ORGANIZAÇÃO.
(NESSA CAIXA PODERÁ CONTER TUDO O QUE A EQUIPE ACHAR NECESSÁRIO PARA SUA ESTRATÉGIA, DEVENDO OBEDECER O REGULAMENTO E OS MATERIAIS OBRIGATÓRIOS E OS PROIBIDOS. DEVERÁ TER O NOME E NUMERO DA EQUIPE IDENTIFICADOS NA CAIXA NO BARCO E NOS DUCKS). 


- BEM PARA A CATEGORIA AVENTURA NÃO PENSE QUE SERÁ MOLEZA NÃO! A LARGADA SERÁ NO DIA 03/07 AS 9HS00 JUNTO COM A CATEGORIA AVENTURA LIGHT
ESTAMOS PREPARANDO UM PERCURSO BEM LEGAL TAMBÉM COM MUITA AVENTURA E DESAFIOS.

- A AVENTURA LIGHT SEGUE COM AQUELA PITADA DE MUITA AVENTURA EM TRECHOS MUITOS BONITOS E DIVERTIDOS.

ATENÇÃO: 
*  AS INSCRIÇÕES ACABAM DIA 27/06, NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA HORA, A EQUIPE DA ORGANIZAÇÃO ESTARÁ  SE DESLOCANDO PARA O LOCAL DA PROVA DOIS DIAS ANTES E NÃO PODEREMOS ATENDER INSCRIÇÕES ATRASADAS.

* NO LOCAL DA CONCENTRAÇÃO HAVERÁ HOSPEDAGEM EM ALOJAMENTO E BARRACAS, OS APARTAMENTOS JÁ ESTÃO LOTADOS.
SERÁ OFERECIDO UM JANTAR PARA OS ATLETAS E HOSPEDES ALÉM DE UM CAFÉ DA MANHÃMAS É NECESSÁRIO CONFIRMAR SUA PARTICIPAÇÃO, POIS O PESSOAL QUE ESTARÁ SERVINDO É CONTRATADO E ELES SÓ VÃO PREPARAR ALIMENTAÇÃO PARA OS QUE CONFIRMAREM COM ANTECEDÊNCIA.
NÃO CRIE PROBLEMA NA ULTIMA HORA! 
POIS NÃO SERÁ JUSTO COM QUE CONFIRMARAM ANTECIPADO!

 
NÃO PERCAM ESSA AVENTURA! 
TENHO CERTEZA QUE VCS. VÃO TER MUITAS HISTÓRIAS PRA CONTAR E RECORDAR!

ABRAÇO A TODOS!

DEVA E GRANDÃO!
43-8801-6857 / 8812-2321



"TÁ BOM PORQUE TÁ RUIM! SE PIORAR, MELHORA!"

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Top 3 do RBCA tem inscrição grátis no Pro Adventure Mauá da Serra (PR)

Nos dias 02 e 03 de julho acontecerá a segunda etapa do Circuito Pro Adventure. O local escolhido foi a Serra do Cadeado, no municipio de Mauá da Serra (PR), e os participantes poderão participar em 3 categorias: Pró Adventure (90 Km), Aventura (40 Km), Aventura Light (20 Km).
Mauás da Serra está distante aproximadamente 315 km da capital do estado, Curitiba, 406 km do Porto de Paranaguá e a 90 km do aeroporto mais próximo, localizado na cidade de Londrina.
A prova será válida pelo RBCA e Sul Brasileiro de Corrida de Aventura e a organização está oferecendo inscrição grátis para os três primeiros colocados do Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura (RBCA) em cada formação (Quarteto, Dupla Mista, Dupla Masculia, Solo). Para tanto, será utilizado como referência os Top10 no dia 15 de junho. As inscrições vão até o dia 27 de junho.
Obs.: cada equipe é responsável pelo sua embarcação, sendo entregue para a organização até as 20hs00 do dia 02/07 na concentração e retirado no final da prova.
Mais informações: www.circuitoproadventure.com.br

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Dilma fala em cultura do ciclismo e cobra de prefeitos a construção de ciclovias

Ao comentar a entrega de 30 mil bicicletas para alunos de escolas públicas na semana passada, a presidenta Dilma Rousseff citou nesta segunda-feira (30) a possibilidade de criação do que chamou de cultura do ciclismo no país. Em seu programa semanal de rádio Café com a Presidenta, ela cobrou de prefeitos a construção de ciclovias que deem segurança aos estudantes.

As bicicletas foram doadas a prefeituras de 81 municípios brasileiros, para crianças que moram longe das escolas, como parte do programa Caminho da Escola. Até o final de 2011, a distribuição deverá chegar a 100 mil bicicletas e 100 mil capacetes para 300 municípios do país.
“É um meio de transporte que não polui e ainda permite a prática de uma atividade física. Ir para a escola de bicicleta é uma atividade saudável. Agora, tem que ter segurança”, disse. “Se as prefeituras adotarem essa prática, construindo ciclovias, eu tenho certeza que veremos muitas outras bicicletas circulando pelas ruas, e não apenas as do governo”, completou.

Sobre o compromisso de construir 138 creches e 454 quadras esportivas escolares ainda este ano, Dilma avaliou que, para que o país dê um salto de qualidade na educação, é preciso melhorar a estrutura dos colégios. “Isso inclui oferecermos boas condições para os nossos alunos frequentarem as escolas”, explicou.

A construção das creches em 83 municípios totaliza investimentos de R$ 154,3 milhões. Já as quadras esportivas beneficiarão 249 municípios e estão orçadas em R$ 216,9 milhões. As estruturas serão construídas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) e a iniciativa faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).

Fonte:
Portal Brasil
Agência Brasil